- Terminada a digestão, os nutrientes atingem o tamanho molecular que lhes permite atravessar as paredes do intestino delgado e passar para o sistema circulatório ou sistema linfático, de modo a poderem atingir todas as células do nosso corpo. A este processo chama-se absorção.
- Para aumentar a área de absorção, nestas duas zonas, as paredes internas do intestino delgado possuem numerosas pregas – pregas intestinais – que, por sua vez, possuem numerosas saliências digitiformes – as vilosidades intestinais.
Por sua vez, as células superficiais (epiteliais) das vilosidades intestinais possuem pequenas vilosidades – microvilosidades -, que aumentam ainda mais a superfície de contacto entre estas células e os nutrientes que as mesmas vão absorver. - Dentro das vilosidades existe uma rede de capilares sanguíneos e um vaso linfático, que recolhem selectivamente os nutrientes:
- Vasos sanguíneos – recolhem os aminoácidos, os glúcidos mais simples, alguns ácidos gordos, as vitaminas hidrossolúveis e os sais minerais. Estes nutrientes são transportados pelo sistema circulatório para o fígado.
- Vaso linfático – recolhe os ácidos gordos, o glicerol e as vitaminas lipossolúveis. Os nutrientes recolhidos são transportados através do sistema linfático até ao sistema circulatório.